5 coisas que você deveria saber sobre a Segurança do Trabalho

5 coisas que você deveria saber sobre a Segurança do Trabalho

1. A Segurança do Trabalho é uma ciência

Segurança do Trabalho envolve áreas de medicina, engenharia, enfermagem, estatísticas e epidemiologia. Ela está muito além de ser apenas um grupo de profissões que cuida da saúde do trabalhador. Sendo, dessa forma, uma ciência que estuda a ocorrência de acidentes de trabalho de maneira que previna-os e assim proteja a saúde do trabalhador, garantindo seu bem-estar. 

2. Atuar com Segurança do Trabalho exige uma equipe multidisciplinar

O SESMT, regulamentado pela legislação trabalhista, é formado por: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem. Dessa forma, tem-se uma  equipe multidisciplinar habilitada para abordar qualquer questão relacionada à segurança do trabalho.

3. A segurança do Trabalho é regulamentada por lei

A legislação trabalhista brasileira, com suas 36 normas regulamentadoras (As NRs),  portarias, decretos e leis complementares, estabelece  como a segurança do trabalho deve ser posta em prática em cada tipo de empresa.

4. A prevenção de acidentes do trabalho inclui doenças ocupacionais

Para a legislação trabalhista, o termo acidente do trabalho inclui não apenas os acidentes propriamente ditos, como quedas e outros traumas acidentais, mas também as doenças ocupacionais que podem surgir em decorrência do trabalho, como pneumoconioses, lesão por esforço repetitivo, asma, lombalgia etc.

5. O investimento nessa área é mais do que importante

Aparentemente o investimento com segurança de saúde podem parecer desnecessaário, frívolo, exagerados e até negativo para os lucros da empresa. Entretando, é fundamental o entendimento que com uma boa gestão em segurança do trabalho,  garante-se que seus colaboradores estarão saudaveís para produzir de forma eficaz, diminuindo as faltas por problemas de saúde, os afastamentos por licenças médicas, o pagamento de indenizações, o número de acidentes e até mesmo o valor dos impostos a serem pagos. Além de evitar problmas com as leis e normas, evitando o pagamento de multas. 

 

Ficou alguma dúvida? Fale conosco