Prevenção de Acidentes Domésticos

Prevenção de Acidentes Domésticos

Uma das principais recomendações para atenuar a contaminação do novo Covid-19 é ficar em casa, caso seja possível. No entanto, assim como em diversos ambientes, o nosso lar pode oferecer alguns riscos de acidentes, principalmente com crianças e idosos, e estes riscos são mais comuns do que se imagina.
Hoje trataremos de uma das principais ameaças no ambiente doméstico: Acidentes com eletricidade. Estamos cada vez mais conectados, e isso implica estarmos rodeados de fios, cabos e conectores, que muitas vezes nem mesmo parecem estar carregados de energia e, quando não são manuseados de maneira cuidadosa podem resultar em um choque.


De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade(Abracopel), no ano de 2019 houve um aumento nas mortes relacionados à eletricidade, com um total de 1.424 acidentes elétricos apenas no ano correspondente, 59% desses casos resultou em falecimento, um total de 836. Grande parte desses acidentes ocorreram em ambientes residenciais.
Outro dado divulgado pela Abracopel do ano de 2018 apontou que 23 pessoas morreram no país em 41 acidentes envolvendo carregadores. “Em 2016 nós registramos um acidente, em 2017 dois, e em 2018 começamos o ano com diversos acidentes. A coisa subiu assustadoramente e foi quando começamos a avaliar, verificar o que está acontecendo” explica o engenheiro eletricista Edson Martinho.
Por isso aí vai algumas dicas simples que podem ajudar a evitar esses acidentes em sua casa: Nunca ligue vários equipamentos em uma única tomada; nunca deixe que crianças tenham acesso a equipamentos elétricos; evite o uso de extensões. Mas quando precisar, depois de usá-las não as deixe soltas pela casa; proteja as tomadas para que crianças e animais não tenham acesso; antes de ligar novos aparelhos elétricos verifique se as instalações elétricas são compatíveis com a potência indicada; mantenha as instalações elétricas em boas condições; se você não é especialista, contrate profissionais habilitados para a execução de serviços elétricos.

Ficou alguma dúvida? Fale conosco