Publicados - Sat, 12 Mar 2022
Você sabe quais são os acidentes mais típicos de trabalhos em altura? Sabemos que esse tipo de trabalho é comum em vários segmentos, como a construção civil e o transporte rodoviário de cargas. Simultaneamente os acidentes com queda nessas áreas acabam sendo mais comuns também, por inúmeros motivos, como: Falta de capacitação dos colaboradores Planejamento inadequado Falta de equipamentos de segurança Falta de inspeção dos equipamentos Falta de comunicação Excesso de confiança Carga horária excessiva Correria e pressão Uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes Apesar da fiscalização e das leis e normas técnicas vigentes, a construção civil é umas das recordistas em acidentes dentro da gama de atividades laborais no país devido a vários fatores, como à falta de mão de obra especializada e de consciência sobre os procedimentos de segurança. Nesse sentido, as causas apresentadas anteriormente podem colaborar para diferentes tipos de acidentes nesse ambiente de trabalho, como, por exemplo: A perda de equilíbrio do trabalhador à beira do espaço e sem proteção; Falta ou falha de uma instalação ou de um dispositivo de proteção; Utilizar um método de trabalho inseguro; Contato acidental com condutores da rede elétrica; e Trabalhador não apto ao trabalho em altura.
Acidentes desse tipo podem causar fraturas, luxações, amputações, outros ferimentos e em muitos casos até provocar a morte do trabalhador. O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 35 – Trabalho em Altura. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-35.
Referências
1 – GOVERNO DO BRASIL, Ministério do trabalho. Cartilha TRABALHO EM ALTURA. Brasília/DF, 27 de julho de 2018
2 – OLIVEIRA, Welliton. NR – 35 TRABALHO EM ALTURA. SRT/MS. Acesso em: 2021. Referencial dessa publicação: INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil).
Quais são os acidentes mais típicos de trabalhos em altura?.
Santa Catarina: Equipe INBRAEP, 10 de março de 2022.
Disponível em: https://inbraep.com.br/publicacoes/quais-sao-os-acidentes-mais-tipicos-de-trabalhos-em-altura/.
Acesso em: 12 de março de 2022.
Fonte: Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante - INBRAEP
Sat, 12 Mar 2022
Sat, 12 Mar 2022
Sat, 12 Mar 2022
Escreva uma avaliação